terça-feira, 14 de abril de 2009

Limão

O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano (Brasil), etc.. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.

As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o sumo da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, chás, molhos e aperitivos, bem como remédio e xaropes, e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Em filoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres , aterosclerose, combate ateromas(remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspa, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, e actua como anti-séptico. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais lives. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.

Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violetas, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.

Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.

Os limões que têm cor amarela ou amarelo-esverdeada, são cultivados sobretudo pelo sumo, embora a polpa e a casca também se utilizem em culinária. Os limões contêm uma grande quantidade de ácido citrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de limão, essa acidez chega a um ph de 2 a 3, em média.

Os limões e as limas servem-se regularmente como limonada (sumo de limão natural com água e açucar), caipirinha ou como adorno para as bebidas alcoólicas e refrigerantes de cola com uma rodela dentro ou na borda do copo.

Sem comentários:

Enviar um comentário