quarta-feira, 18 de março de 2009

Maçã

"a apple a day, doctors away", uma maçã por dia mantém o médico afastado. O famoso ditado Inglês que sintetiza os benefícios deste fruto.

Apresenta-se como um dos frutos mais consumido no mundo inteiro, o consumo deste alimento previne o risco de doença cardíacas graças à presença de potássio e de pectina que evita o acumular de gorduras nas paredes das artérias prevenindo a arteriosclerose. É recomendada a pessoas com excesso de peso e com problemas de circulação sanguínea.

A sua textura peculiar ajuda a manter a boca sã e a manter os dentes livres de caries, para além de deixar uma frescura muito agradável na boca. Muitas pessoas preferem comer uma maçã à dentada depois de uma refeição em detrimento da tradicional lavagem dos dentes, afirmam que o sabor da maça é muito natural e que pasta dentífrica é muito artificial. Bem desde que se pelo menos se lave dentes uma vez por dia, e que se comam muitas maçãs, não deve haver problema.

Rumores ou talvez não, o efeito deste fruto é superior ao de um café ao nível de manter uma pessoa desperta. Sendo o efeito da cafeína algo psicológico talvez tenha algum fundamento, mas pelo menos é claramente mais saudável.

Dentro das mais conhecidas podem-se destacar as seguintes variedades de maças, Red Delicious, Golden Delicious, Granny Smith, McIntosh, Winesap e Fuji. Uma variedade enorme que consegue agradar a toda a gente e sempre com grandes vantagens para a saúde.

Bem é só vantagens, e de facto assim é. A menos que seja alérgico às maçãs só existem benefícios ao serem ingeridos com regularidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário