quarta-feira, 1 de abril de 2009

APAIXONE-SE PELAS FRUTAS

Segue um artigo bastante interessante sobre o poder da fruta:

Por: Izaara Carvalho Alvarenga

APAIXONE-SE PELAS FRUTAS



Todos nós sabemos a importância das frutas na alimentação, mas nem por isso conseguimos introduzi-las em nosso dia-a-dia.


Não é difícil alcançar as recomendações nutricionais para este grupo alimentar. Basta acrescentar uma porção de fruta após cada refeição do dia. Tente começar optando pelas que você já tem costume de comer. Depois com o hábito já estabelecido, ficará fácil experimentar outras variedades.


Temos o privilégio de morar em um país que cultiva centenas de espécies frutíferas. Com isso podemos adquiri-las a baixo custo, especialmente as chamadas frutas da estação. Além de saborosas, as frutas são elementos fundamentais para uma boa saúde, pois oferecem vitaminas e sais minerais que fortalecem as defesas do organismo.



6 BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS



1. Valor Calórico: exceto o abacate, o coco e o açaí, frutas com alto teor de gorduras, ou seja, calóricas, a maioria das frutas apresenta poucas calorias, daí o aconselhamento, de nós nutricionistas, pelo consumo de frutas.


2. Teor de Água: como a melancia, que possui cerca de 90% de sua constituição em água, as frutas além de saborosas, fornecem grande quantidade de água.


3. Quantidade de Fibras: as fibras são de suma importância para o organismo, sendo as frutas, alimentos ricos nas mesmas. Apresentam também grande diversidade de consumo, em forma de sucos, vitaminas, doces, geléias, mas a melhor escolha continua sendo “in natura”.


4. Vitaminas e Minerais: as frutas são riquíssimas em vitaminas e minerais, estes, por sua vez, contribuem para um bom funcionamento do organismo como um todo.


5. Digestão Rápida: os nutrientes das frutas são absorvidos de forma rápida, o que evita a moleza que nos acomete após as grandes e gordurosas refeições.


6. Energia: o componente mais encontrado nas frutas é a frutose, carboidrato simples, que fornece energia rápida para o corpo.



PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS



Conheça algumas propriedades das frutas mais comuns:


. Banana: combate a diarréia e fornece grande quantidade de potássio.


. Laranja: fornece vitamina C, estimula o apetite, é calmante e diurética.


. Maçã: auxilia no combate às infecções respiratórias.


. Mamão: é laxante e diurético.
. Maracujá: É calmante.



É neste contexto de saúde, que espero que você desfrute do poder, da qualidade, do sabor das frutas e também de mais uma semana.


Izaara Alvarenga


Nutricionista

Perfil o autor:

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

Fonte Artigos - Artigonal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário